Educação / Família

Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança

19 de abril de 2021

As crianças são alvo de muitas expectativas dos adultos. Muitos pais cobram para que elas trabalhem arduamente para obterem bons resultados escolares. E, se porventura, demoram um pouco mais a ler ou a escrever, em vez de darem mais espaço para aprenderem, muitos pais ficam ansiosos à volta delas e exigem cada vez mais. No entanto, os adultos devem ter consciência que é fundamental a criança aproveitar o tempo também brincando.

Ao brincar, a criança desenvolve uma série de competências e, principalmente, torna-se cada vez mais livre e feliz. Além disso, o brincar é uma ótima forma de fortalecer laços e criar uma ponte de cumplicidade entre a criança e a família.

Gostou da ideia? Se você quer brincar com o seu filho dando-lhe mais espaço para crescer livremente e ser criança, seguem algumas dicas:

1. Facilite a brincadeira livre: permita que a criança explore o ambiente sem direcionar a brincadeira. Por exemplo: a partir de uma caixa de papelão, deixe que ela possa criar uma toca ou uma nave espacial. O importante é a criança dar asas à imaginação e a criatividade.

2. Brinque com materiais que estimulem a coordenação motora, como a massinha.

3. Escolha jogos com regras claras: além de promover momentos de união familiar, eles desenvolvem o raciocínio prático, facilitam a adaptação às normas sociais e desenvolvem a tolerância à frustração.

4. Construa histórias: a capacidade de criar histórias é essencial para estruturar o pensamento, desenvolver a criatividade e a intuição. Paralelamente, é um impulso para a resolução de conflitos. Por isso, através de imagens, desenhos, ou simplesmente de forma livres, criem muitas histórias com seu filho.

5. Brincar com blocos: ser capaz de, a partir de um conjunto de blocos construir uma torre, ou a partir de um lego fazer uma castelo, ajuda a desenvolver a coordenação psicomotora e a organização do pensamento.

6. Faça teatros: quando uma criança brinca de teatro com a família, a turma da escola ou amigos, ela também passa a elaborar e compreender as suas relações, dando-lhes significados e experimentando vários papéis.

Assim, se queremos que as crianças desenvolvam competências, que se expressem e cresçam dando significado a tudo o que vivenciam, não podemos esquecer que o brincar é uma das principais ferramentas para promover esse crescimento de forma eficaz e saudável.

0 likes

Autor

Dulcineia Marques

Educadora e cristã com formação Católica. Defende os valores na família como estratégia para um mundo melhor.

Your email address will not be published.