Família

Educação humanizada: saiba como praticá-la também no ensino remoto

31 de março de 2021

A correria do dia a dia, os avanços tecnológicos e a modernidade trouxeram o afastamento familiar. Logo, a relação entre pais, filhos e escola passou a se voltar, totalmente, para os resultados dos alunos. Por essa razão, as instituições de ensino que pretendem impactar positivamente a vida de seus estudantes, precisam colocar em prática a educação humanizada. Muito utilizada nos dias de hoje, é uma forma de ensinar para além da sala de aula.

A humanização no ensino é realizada por meio da experiência. Consiste em criar a personalização dos alunos, desenvolver a afetividade, estimular a socialização, auxiliá-los na superação de conflitos, potencializar a sabedoria e incentivá-los a construir elos que tornem as suas relações sociais melhores. Isso sem falar na motivação. Quando o estudante é ouvido, compreendido e sente que suas ideias são realmente levadas a sério, ele tem mais interesse de ir além.

Mas como praticar a educação humanizada no ensino remoto? Afinal, muitas vezes, a distância pode esfriar o relacionamento professor-aluno. Para evitar este tipo de consequência, o primeiro passo é criar oportunidades de diálogo e discurso, mesmo à distância. Aulas ao vivo, com ferramentas em tempo real podem ser uma saída para melhorar a interação social.

Estimular a autoconfiança do aluno, a responsabilidade e a organização das tarefas de forma divertida e prazerosa, com jogos, por exemplo, também são caminhos que o professor pode seguir para humanizar a sala de aula on-line. É importante ainda que o aluno faça sua autoavaliação. Refletir sobre seu o desempenho e aprendizado, sempre que possível, para tornar-se o protagonista do seu aprender.  

0 likes

Autor

Dulcineia Marques

Educadora e cristã com formação Católica. Defende os valores na família como estratégia para um mundo melhor.

Your email address will not be published.